FAQ COVID-19

Perguntas Frequentes

O que é coronavírus?


Os coronavírus são uma grande família de vírus, descobertos inicialmente em aves domésticas na década de 30. Desta família, sabe-se que sete coronavírus causam doenças em humanos. Três destes sete são responsáveis por doenças mais graves, sendo estes: SARS-CoV-2, o novo coronavírus descoberto em 2019, também conhecido como COVID-19; MERS-CoV, este foi identificado em 2012 como a causa da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS); SARS-CoV que foi identificado em 2002 como a causa de um surto da síndrome respiratória aguda grave (SARS).




O que é COVID-19?


SARS-CoV-2 foi identificado como agente etiológico da doença COVID-19, uma doença respiratória aguda grave que deu-se início em Wuhan, na China, no final do ano de 2019 e se espalhou por todo o mundo.




Quais os sintomas de COVID-19?


Os sintomas são: febre mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta, com início de sintomas nos últimos 7 dias e que apresente falta de ar ou dificuldade de respirar. Se apresentar tosse persistente e falta de ar, procure imediatamente um Hospital.




Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão pode ocorrer por: - Contato direto com uma pessoa contaminada (mesmo sem apresentar sintomas); - Através de gotículas respiratórias, quando uma pessoa contaminada elimina secreções através de espirro ou tosse; - Gotículas de saliva; - Catarro; - Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada; - Contato com objeto ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.




Quanto tempo o vírus sobrevive nas superfícies?


Já existem alguns estudos da sobrevida do novo coronavírus em determinadas superfícies específicas, sendo elas: - Aço inoxidável: 72 horas (3 dias); - Plástico: 72 horas (3 dias); - Papelão: 24 horas (1 dia); - Cobre: 4 horas; - Poeiras: 1,1 hora. Em caso de suspeita de superfície contaminada, evite o contato direto, se possível, limpe-a com desinfetante simples para matar o vírus e reduzir o contágio. Após, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%. Sempre evite tocar olhos, boca e nariz.





Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30130-100

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram - Black Circle