Quem Somos

Nosso Projeto

Projeto de Extensão da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFMG, que apresenta como objetivo construir e divulgar material com base nas melhores evidências científicas para o cuidado com o paciente gravemente enfermo infectado pelo COVID-19.

Coordenadores

Profª Drª Andreza Werli-Alvarenga

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da UFMG (EE/UFMG). Titulada em Terapia Intensiva Adulto pela pela AMIB/ABENTI. Mestre e Doutora em Saúde e Enfermagem pela EE/UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da EEUFMG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Assistência ao Paciente Criticamente Enfermo (NEPACE) e coordenadora do Projeto de Extensão SPUTI (Segurança do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva) do HCUFMG. Tem Experiência Clínica e Gerencial em Terapia Intensiva de adultos, Processo de Enfermagem, Segurança do Paciente e Pesquisa Clínica.

Prof Dr Fernando Antônio Botoni

Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pelo Imperial College London - United Kingdom, Pós-Doutorado no MAX-delbrück-centrum für Molekulare Medizin‎, MDC, Berlin, Alemanha na área de Cardiologia. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Terapia Intensiva e Cardiologia atuando, principalmente, nos seguintes temas: medicina intensiva, medicina de urgência, miocardiopatia relacionada a sepse, cardiomiopatias e insuficiência cardíaca de origem chagásica e não chagásica.

Profª Drª Carolina Coimbra Marinho

Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com residência em Clínica Médica pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Hospital João XXIII, e em Terapia Intensiva pelo Hospital Luxemburgo. Mestrado e Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina UFMG no Estágio em Enfermaria de Clínica Médica, Preceptora da Residência de Clínica Médica no HC/UFMG e coordenadora médica do Serviço de clínica Médica Hospitalar do Hospital das Clínicas/UFMG. Tem experiência clínica na área de Clínica Médica e Medicina Intensiva. 

Consultores

Profª Drª Adriana Cristina de Oliveira

Enfermeira. Mestre pela UFMG, Doutora pela USP e Pós-doutorado pela New York University. Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação. Membro do Comitê de Assessoramento da Área da Enfermagem no Julgamento do Edital 06/2019 - Produtividade em Pesquisa - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 2019. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Boas Práticas de Processamento de Produtos para a Saúde - Revisão da RE 2606/2006 e RDC nº 15/2012 da Gerência de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde - GRECS na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA - 2018-atual) e da Comissão Nacional de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - CNCIRAS da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS-ANVISA-2012 - atual. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq).

EEUFMG
Prof Dr Alexandre Biasi Cavalcanti

Superintendente de Pesquisa HCor

UTI - HCor

UTI Queimados – HCFMUSP

Coordenador da BRICNet

Vice-Presidente ILAS

HCor
Prof Dr Jorge Ibrain Figueira Salluh

Pesquisador instituto D'OR de pesquisa e ensino 
Programa de pós-graduação UFRJ 
Pesquisador I B CNPq
JCNE-FAPERJ
Epimed Solutions

IDOR
Prof Dr Unaí
Tupinambás

Médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerai, mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical - pela Faculdade de Medicina UFMG. Professor da Faculdade de Medicina da UFMG. Assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Lider grupo de pesquisa CNPq (HIV/Aids). Atualmente conduzindo estudo para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV.

FMUFMG

Co-coordenadores

Profª Drª Alaneir Santos

FMUFMG

Médica formada pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. Professora-adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Participa do programa de pós-graduação em saúde pública da FMUFMG. Atualmente é vice-coordenadora do Núcleo de Telessaúde da FMUFMG. Participa de projetos de pesquisas vinculados à Atenção Primária em Saúde. Coordena o Laboratorio Latinoamericano de Telesalud e é editora da Revista Latinoamericana de Telesalud. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: telessaúde, telemedicina, saude coletiva, atenção primária e educação a distância.

Profª Drª Fabíola Baroni

EEUFMG

Enfermeira, formada pela Universidade Federal de Alfenas, especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutora em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atualmente é docente do Departamento de Enfermagem Básica e Coordenadora do Colegiado de Graduação em Enfermagem. Tem experiência nas áreas clínica e de saúde e meio ambiente.

Profª Drª Maria do Carmo Barros

FMUFMG

Médica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Ciências da Saúde (Saúde da Criança e do Adolescente) pela UFMG e doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela UFMG. Pós-doutoramento na UC-Davis (E.U.A.) na área de ensino e tecnologias em saúde. Título de especialista em Pediatria e de área de atuação em Gastroenterologia Pediátrica. Professora Titular do Departamento de Pediatria, Coordenadora do Laboratório de Simulação e Membro da Coordenação Colegiada do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telessaúde, Urgências, Simulação, Ensino Médico, Gastroenterologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, adolescentes, ensino médico, doenças do trato gastrointestinal em pediatria e telessaúde.

Profª Drª Solange Godoy

EEUFMG

Enfermeira graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Sistematização da Assistência em Enfermagem pela UFMG e em Enfermagem do Trabalho pela Universidade de Mogi das Cruzes; Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela EEUFMG; Pós-doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Professora da Escola de Enfermagem da UFMG. Participa do Programa TELESSAUDE. Sub-coordenadora do projeto Telenfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Trabalhador, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Saúde Coletiva, direcionado a organização do trabalho, processo de trabalho, condições de trabalho, organizações de saúde, trabalhador e relações interpessoais entre os diversos atores de uma organização.

Prof. Dr. Unaí Tupinambás

FMUFMG

Médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerai, mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical - pela Faculdade de Medicina UFMG. Professor da Faculdade de Medicina da UFMG. Assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Lider grupo de pesquisa CNPq (HIV/Aids). Atualmente conduzindo estudo para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV.

Profª Drª Eliane Palhares

EEUFMG

Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP e mestrado em Ciências da Informação pela UFMG. Especialização em Administração Hospitalar pela Fundação Instituto de Administração em Saúde, Especialização em Metodologia da Pesquisa pela Universidade de Mogi da Cruzes. Professora associada II da Escola de Enfermagem da UFMG. Coordenadora do Projeto Telenfermagem da EEUFMG. Tem experiência com ênfase em Administração de Serviços de Enfermagem em Unidades de Saúde, atuando principalmente em gerência em saúde e na enfermagem, sistema de informação em saúde e na enfermagem, tecnologias educacionais, trabalho em rede e educação permanente mediatizada pela Internet.

Fisio. Lídia Mourão

HCUFMG

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH. Doutora em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e em Fisioterapia Clínica: Treinamento em Especialidades Fisioterápicas. Residência em Fisioterapia aplicada em Pneumologia e Terapia Intensiva; Aperfeiçoamento em Fisioterapia Respiratória e Motora Hospitalar no Hospital São Lucas - Rede Santa Casa de Belo Horizonte. Experiência na área de pneumologia e neurologia adulto, com atuação hospitalar. Atualmente é fisioterapeuta intensivista e preceptora de estágio supervisionado e residência multiprofissional no Hospital das Clínicas da UFMG pela EBSERH.

Profª Drª Rosália Torres

FMUFMG

Graduada em Medicina na Faculdade de Medicina da UFMG e em Farmácia-Bioquímica/Análises Clínicas na Faculdade de Farmácia da UFMG. Fez residência em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas da UFMG. Atualmente é professora Associada na UFMG. Mestrado em Medicina Tropical (UFMG) e Doutorado em Ciências da Saúde/Área de concentração Medicina Tropical (UFMG). Atua na área de telemedicina, educação a distancia e tecnologia em saúde no Centro de Tecnologia em Saúde (CETES) da Faculdade de Medicina da UFMG; Coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância e membro da equipe de coordenação geral. Suas principais linhas de pesquisa são em doença de Chagas, ecodopplercardiografia , telemedicina e educação a distância.

Profª Drª Tereza Peixoto 

FAFICHUFMG

Docente Adjunto do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (LAGIR/UFMG). Graduada em Psicologia pela UFMG; especialista em Psicologia Hospitalar, em Saúde no Trabalho e apoiadora do HumanizaSUS. Mestre e doutora em Saúde e Enfermagem pela UFMG, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Católica de Minas Gerais.

Prof. Dr. Victor Grabois

FIOCRUZ

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Gestão Hospitalar. Especializou-se em Gestão Hospitalar pela École Nationale de Santé Publique, da França. Coordenador (pela Fiocruz) do processo de elaboração de módulos educacionais e pesquisa avaliativa no âmbito do Programa de Valorização da Atenção Básica, a partir de 2011. Coordenador-Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz). Representante suplente da Fiocruz no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Participantes

Dent. Alessandra de Souza

FOUFMG

Doutoranda em Estomatologia - FO/UFMG.

Mestre em Saúde Pública - FO/UFMG
Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais /CFO
Habilitação em Odontologia Hospitalar e Laserterapia /CFO
Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar CRO-MG
Presidente do Depto de Odontologia da AMIB
Cirurgiã-Dentista Núcleo de Hematologia e Oncologia
Preceptora Centro Universitário Newton Paiva

Med. André Oliveira

HCUFS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, Residência em Clínica Médica pela Casa de Saúde Santa Marcelina e Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR-HCFMUSP). Apresenta Titulação em Medicina Intensiva pela AMIB. Atualmente é Médico Diarista da Unidade de Terapia Intensiva e Cardiologista do Hospital Primavera. Coordenador Medico e Preceptor de ensino da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário da Universidade de Sergipe. Nos últimos 5 anos vem se dedicando ao estudo da segurança do paciente e qualidade assistencial, envolvendo-se nos projetos de melhoria dos núcleos de segurança do paciente, além de ensino nessa área.

Prof Dr Arnaldo Leite

FMUFMG

Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em regime de 40 horas, lecionando na Instituição desde abril de 2018. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Especialista em Clínica Médica com residência credenciada pelo MEC (Hospital das Clínicas da UFMG) e Medicina Intensiva pela AMIB. Possui mestrado em Medicina - Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Sua principal área de atuação é em Terapia Intensiva e medicina de urgência e sua principal linha de pesquisa está relacionada ao emprego de drogas vasoativas no choque séptico.

Farm. Hágabo Silva

FFUFMG

Mestre em Medicamentos e Assistência farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado como farmacêutico com ênfase em farmácia hospitalar e serviços de saúde pela FAFAR/UFMG. preceptor de Farmácia do Instituto Cultural Newton Paiva e colaborador do Centro de Estudos em atenção farmacêutica. Possui experiência farmácia clínica hospitalar – unidade de terapia intensiva adultos e pediátrica da Rede Mater Dei de saúde e na Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica de Minas Gerais, no atendimento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Atuou como pesquisador de campo do Programa Nacional Sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de medicamentos - Grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia - UFMG.

Psicol. Márcia Viegas da Costa

HMCC

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Educação Continuada da Universidade Católica de Minas Gerais. Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pelo IEC PUC MINAS. Atualmente é Psicóloga do Hospital Belo Horizonte. Autora e coordenadora do projeto "C.T.I Humanizado" premiado na edição 2009 Melhores Práticas Da FHEMIG. Experiência na docência do Ensino Superior no Curso de Especialização de Enfermagem na PUC MINAS e Graduação de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Humanização da Assistência, Saúde Pública, Cuidados Paliativos, Tanatologia, Morte Encefálica, Bioética; Trabalho em Equipe, Comunicação de Más Notícias,Tentativa de Autoextermínio, Suicídio, Saúde Mental e Psicologia Hospitalar.

Enfª Maria Izabella de Medeiros

Hospital Luxemburgo

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) e pós graduada em Controle de Infecções Hospitalares. Atualmente é enfermeira da CCIH do Hospital da Baleia, CCIH do Instituto Mario Penna, lotada no Hospital Luxemburgo e Membro da Câmara Técnica do COREN MG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

Profª Raissa Cândido

FFUFMG

Professora substituta do Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAZ/FAFAR/UFMG) e docente do curso de Pós-Graduação lato sensu em Farmácia Clínica e Farmacologia Aplicada à Prática Clínica na Faculdade Ciências Médicas. Mestra em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela FAFAR/UFMG. Atua como Coordenadora de Capacitação Profissional em segurança do paciente e temas afins do ISMP Brasil e como pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos do Medicamento e a Cochrane Collaboration. É co-coordenadora do Serviço de Informação Reativa do Cemed/UFMG, vinculado à Rede Brasileira de Centros de Informação sobre Medicamentos. Possui experiência na realização de pesquisas nas áreas de segurança do paciente, uso de medicamentos, farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

Fisio. Roberta Lacerda

HJXXIII

Graduada em Fisioterapia pela PUC Minas, Especialista em Fisioterapia Respiratória com Ênfase em prática Hospitalar, pela FCMMG. Atualmente atuo como Fisioterapeuta Respiratória no CTI adulto, pediátrico e na Emergência do Hospital João XXIII, e como preceptora da Residência Multiprofissional no Hospital João XXIII. Ministro aula como professora convidada na turma de  Enfermagem UFMG e na FIBH. Interesse na realização de mestrado.

Enfª Tatiane Faria

HCUFMG

Possui graduação pela Universidade de Formiga / MG (2008) e especialização em Gestão e Qualidade Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (2011). Atualmente é enfermeira do Hospital das Clínicas Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em clínica médica.

Prof Dr Alysson Carvalho

UFRJ

Graduado em Fisioterapia, mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ e pós-doutorado no departamento de Anestesia e Terapia Intensiva do University Hospital Carl Gustav Carus da Technical University Dresden-Alemanha. Atualmente é Professor Adjunto II no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Prof. do Corpo Permanente no Laboratório de Engenharia Pulmonar do Programa de Engenharia Biomédica do COPPE/UFRJ. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciência. Atualmente exerce atividade de chefia do Programa de Fisiologia e Biofísica Celular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ e atua tanto no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas quanto no Programa de Engenharia Biomédica.

Med. Argenil Assis

HRTN

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Especialista em Clínica Médica pelo MEC(2004) e Terapia Intensiva pela AMIB. Mestre em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professor substituto de clínica médica na Faculdade de Medicina- UFMG ( 2011-2013). Atualmente é doutorando em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG, médico intensivista plantonista do Hospital Júlia Kubitscheck - FHEMIG e médico horizontal intensivista do hospital Risoleta Tolentino Neves - FUNDEP/UFMG.

Farm. Camila Ribeiro

FFUFMG

Graduada em Farmácia – Faculdades Newton Paiva e Pitágoras de Belo Horizonte; Pós Graduada em Farmacologia Aplicada a Terapêutica - Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte; Pós Graduada em Gestão na Assistência Farmacêutica - SUS - UFSJ - Universidade Federal de Santa Catarina; Farmacêutica com perfil gerencial e experiência de 7 anos em gestão de suprimentos e atuação na área de Farmácia Clínica, com ênfase em Assistência Farmacêutica; Ampla experiência em farmácia hospitalar, com ênfase em implantação da farmácia clínica e reestruturação do departamento de farmácia, além da atuação em gestão farmacêutica.

Prof Dr Haroldo Falcão

FMUFMG

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2001) Título de Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (2007). Título de Área de Atuação em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (2010). Título de Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) (2015) Presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Nutricional Parenteral e Enteral - Capítulo Rio de Janeiro - Biênio 2016-2017

 

Enfª Maria Fernanda Scarcella

HCUFMG

Enfermeira Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Residência em saúde Cardiovascular pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Enfermeira da Unidade de Clínica Médica e Cirúrgica e do CTI cardiológico do Hospital das Clínicas da UFMG. Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Cardiovascular e Saúde do Idoso do HC/UFMG. Professora do departamento de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Contagem e docente convidada da Pós-graduação em Cardiologia e Hemodinâmica da Escola de Enfermagem da UFMG. Graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Urgência e Emergência, Trauma e Terapia Intensiva; Enfermagem do Trabalho e Podiatria Clínica.

Profª Drª Mariana Nascimento

FFUFMG

Professora Adjunta do Departamento de Produtos Farmacêuticos - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica. Membro do conselho científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos desde 2010. Pós-doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (FAFAR/UFMG). Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei. Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/Associação Mineira de Farmacêuticos. Graduada em Farmácia pela UFMG. Farmacêutica supervisora no Hospital Risoleta Tolentino Neves e farmacêutica concursada da SES-MG.

Prof Dr Ricardo Macedo

FMUFMG

Médico. Especialista em Clínica Médica. Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da UFMG. Professor de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG desde 1997. Autor do livro "A Renúncia a Arte - ensaio sobre a razão utilitária da medicina contemporânea.

Enf Ronan de Souza

HCUFMG

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário do leste de Minas Gerais. Mestrando pelo programa de Infectologia e Medicina Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana. Pós Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UNILEST MG. Especialista em Perfusão pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea. Atualmente é coordenador de enfermagem na Terapia Intensiva Adulto do Hospital das Clínicas da UFMG desde 2018. Preceptor de graduação e ensino técnico e do programa de residência integrada multiprofissional em saúde. Integrante do Núcleo Interdisciplinar em Investigação em medicina intensiva da faculdade de medicina da UFMG.

Enfª Viviane Queiroz

HCUFMG

Graduação em Enfermagem e especialização em Terapia Intensiva pela PUCMG. Coordenadora de Enfermagem do CTI do HCUFMG,

Alunos

Anna Vianini

FMUFMG

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista do Programa de Monitoria de Graduação dos departamentos de Pediatria e do Aparelho Locomotor da FM-UFMG. Atualmente, é voluntária dos Projetos de Extensão ObservaPED e Encantarte, coordenadora da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFMG, participante da Liga Académica de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da UFMG e RDOC titular do departamento do Aparelho Locomotor da FM-UFMG.

Augusto Ferreira

FMUFMG

Graduando de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista do Programa de Monitoria de Graduação dos departamentos de Pediatria e de Clinica Médica da FM-UFMG. Atualmente é voluntário do Projeto de Extensão Atenção Integral pós Terapia Intensiva, do HC-UFMG.

Carla Randow

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Voluntária do projeto de extensão “Manejo Integrado da Tuberculose e Diabetes Mellitus no contexto da Atenção Primária à Saúde em um município de Minas Gerais”. Voluntária da iniciação científica “Cultura de Segurança do paciente em serviços de hemodiálise: impacto dos fatores laborais e institucionais”.

Débora Martins 

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção relacionada ao cuidar em saúde – NEPIRCS, no projeto Panorama dos desafios globais da Organização Mundial da Saúde para segurança do paciente em hospitais de grande porte em Minas Gerais.  Atuou como estagiária nas Unidade 10º Sul do HC-UFMG e UCO HC-UFMG. Atualmente é estagiaria da Câmara Técnica do COREN-MG.

Gabriela Buzelin

FFUFMG

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aluna de Iniciação Científica no Projeto: Desenvolvimento, implementação e avaliação de serviços de gerenciamento da terapia medicamentosa (início 2019).

Jorge  Carvalho

FMUFMG

Graduando de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como voluntário  do Programa de Monitoria de Graduação do departamento de Clinica Médica da FM-UFMG.

Luane Rocha

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou no Programa Segurança na assistência aos pacientes hospitalizados, no Projeto de extensão Ação Integral Após Terapia Intensiva e no Projeto de Extensão Implantação de medidas preventivas de infecção da corrente sanguínea relacionada a cateteres. Atualmente é voluntária do Projeto de Extensão Segurança dos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva.

Maria Luiza Cosenza

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou como voluntária do projeto de extensão Projeto iodo. 

Mateus Viana

FAFICHUFMG

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Bolsista de extensão no Projeto de Atenção Integral após a Terapia Intensiva, integrante e co-coordenador do Projeto de Acolhimento após a Terapia Intensiva.

Paula Prado

FAFICHUFMG

Discente em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante no Projeto de Atenção Integral após a Terapia Intensiva e no Projeto de Acolhimento após a Terapia Intensiva.

Sandra dos Santos

FFUFMG

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFAR/UFMG). Graduada em Farmácia em 2016 (FAFAR/UFMG). Atua na área Farmacêutica, com ênfase em Farmácia Clínica, preparo e administração de medicamentos em sondas e ostomias.

Vitória Ariane

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Minas Gerais. Participou como voluntária do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Morfologia do instituto de Ciências Biológicas, nas disciplinas de Citologia e Histologia geral e Biologia Molecular. Atuou como estagiária no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Aline Cristina 

EEUFMG

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do CTI Adulto do Hospital das Clínicas UFMG/Ebserh (2019-2020). Extensionista voluntária do Projeto Cuidarte da Escola de Enfermagem UFMG. Extensionista da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia da UFMG (LAOH-UFMG). Atuando no Projeto de Extensão Voluntário " Curso de Atualização para Técnicos de Enfermagem na Unidade de Hemodiálise do Hospital das Clínicas do Departamento de Enfermagem Básica (ENB - EEUFMG).

Beatriz Lima

FMUFMG

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou como bolsista do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Letras da UFMG. Atualmente participa do Projeto de extensão: Saúde na Vila - Vila Acaba Mundo – Estudo Sobre a Condição de Saúde da Comunidade.

Carolina Maciel

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou no projeto de extensão Mais Gente desenvolvido na PUC Minas. Possui formação complementar sobre o vírus SARS-COV-2, uso correto de EPI's, ventilação mecânica e prevenção de infecção.

Despina Zoubounelos

EEUFMG

Profissional cuidadora de idosos, Graduanda em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou por dois anos em projeto de extensão "Psicoeducacao com pessoas que vivencia. A esquizofrenia e seus familiares" no HC-UFMG, e atualmente faz iniciação científica voluntária no projeto de Segurança do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva pela UFMG.

Igor de Souza

FFUFMG

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional na Atenção em Terapia Intensiva da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como farmacêutico de uma Unidade Básica de Saúde do Município de São Paulo, pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Larissa Borges

FAFICHUFMG

Discente em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante no Projeto de Atenção Integral após a Terapia Intensiva e no Projeto de Acolhimento após a Terapia Intensiva.

Lucas Hideki

FMUFMG

Graduando de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como voluntário do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Morfologia e RDOC titular no NAPEM-UFMG por um ano. Participou da Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica e Cardiologia e Terapia Intensiva. Realizou o curso “Evitando epidemia SARS-CoV2: Capacitação para acadêmicos da área da saúde UFMG para Tirar Dúvidas da População”. Atualmente faz iniciação cientifica voluntaria pelo Departamento de Pediatria.

Mariana Duarte

FMUFMG

Graduanda de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista do Programa de Monitoria de Graduação do departamento de Pediatria da FM-UFMG. Atualmente é voluntária do Projeto de Extensão Atenção Integral pós Terapia Intensiva, do HC-UFMG.

Michelle Ledo

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou como bolsista da Iniciação Científica pelo Departamento de Enfermagem Aplicada, com o Projeto: “Sistemas de compreensão das desigualdades sociais na formação e na produção do cuidado de enfermagem”, que resultou na publicação de artigo. Participou como bolsista também no Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Enfermagem Aplicada, e no Projeto de Extensão: “O cuidado de enfermagem ao paciente portador de disfunção do trato urinário inferior”.

Pither Paul

FMUFMG

Graduando de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista do Programa de Monitoria da graduação do Departamento de fisiologia e biofísica da UFMG.

Taliane Rodrigues

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou no projeto de extensão PET-Interprofissionalidade e fez iniciação científica voluntária na área de Terapia Intensiva. Atualmente está envolvida no projeto Segurança do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva, e possui formação complementar sobre o vírus SARS-COV-2. 

Vitória Antunes

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou como monitora das disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental, PP1 e PP2, do Departamento de Enfermagem Aplicada da UFMG.Possui formação complementar em Manejo dos Casos Suspeitos de COVID-19, Prevenção de Infecção e Uso Correto das EPIs pela Equipe Assistencial.

Aline Santos

FFUFMG

Mestranda pelo Programa de Pós- Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFAR/UFMG). Membro do grupo de pesquisa do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF). Graduada Farmácia pela FAFAR/UFMG. Durante a graduação, atuou como estagiária do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa.

Bruna Fernades

FMUFMG

Técnica em Química Industrial, pelo Centro Federal Tecnólogico de Minas Gerais, estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e estagiária na especialidade de hiperbárica no Hospital Santa Rita. Tem experiência nas áreas de manipulação de fármacos e no setor de recursos humanos.

Cristiana Mattos

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista da iniciação científica "Melhores práticas para controle da incontinência urinária em homens submetidos à prostatectomia radical" do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG (EEUFMG), voluntária nos projetos de extensão "Programa de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - EEUFMG (PIC-EEUFMG)", "Cuidarte" e "Atendimento a Pacientes com Dor Aguda e Crônica" do Departamento de Enfermagem Básica da EEUFMG.

Evelyn Santos

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Voluntária do projeto de extensão do Hospital das Clínicas da UFMG intitulado Atenção Integral após a Terapia Intensiva. Voluntária do projeto de extensão do Hospital das Clínicas da UFMG intitulado Segurança do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva.

Isadora Nepomuceno

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou como bolsista do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG. Atualmente, bolsista no Projeto de Extensão: Segurança Assistencial no Pronto Socorro e voluntária no Projeto de Extensão: Segurança e Manejo Clínico de Pacientes Infectados com COVID-19 em UTIs ambos do Departamento de Enfermagem Básica EEUFMG. Formação complementar no Manejo dos Casos Suspeitos de Coronavírus (COVID-19) e no Uso Correto dos EPI's pela Equipe Assistencial.

Lívia Novaes

FMUFMG

Graduanda em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como monitora voluntária do Programa de Monitoria do Departamento de Pediatria por um semestre. Participou das Ligas Acadêmicas de Doenças Infecto Parasitárias (LADIP), de Simulação em Saúde (LASS) e atualmente participa da Liga de Feridas (LAF). Atualmente faz parte de um Projeto de Extensão em parceria com a UNIFENAS, voltado à educação sobre o HPV nas escolas municipais de Belo Horizonte.

Lucas Lemos

FMUFMG

Graduando de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou no programa de monitoria de graduação das disciplinas de Neuroanatomia e Semiologia e Nosologia Psiquiátrica. Participa como aluno de iniciação científica dos projetos de pesquisa Queixa Amnéstica na Atenção Primária à Saúde e do Grupo Mineiro de Estudo em Traumatismo Cranioencefálico. Participou das ligas acadêmicas de Saúde Mental, Neurologia, e Saúde e Espiritualidade.

Mariana Santos

FAFICHUFMG

Discente em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de extensão do projeto “Apoio Matricial: estratégias de educação permanente em saúde para apoiadores e trabalhadores de atenção primária à saúde em Belo Horizonte-MG”. Ligante da “Liga de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina/UFMG” e integrante no “Projeto de Atenção Integral Após a Terapia Intensiva e no “Projeto de Acolhimento após a Terapia Intensiva”.

Nathália Figueiredo

EEUFMG

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou da coleta de dados para a pesquisa “Associação entre local de nascimento planejado e desfechos maternos e neonatais em mulheres com gestação de baixo risco”. Aluna de Iniciação Científica no Projeto: Manejo Integrado da Tuberculose e Diabetes Mellitus no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Pricilla de Natale

EEUFMG

Discente do curso de graduação de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada e Pós Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialista em Acessibilidade. Voluntária no projeto de extensão Segurança do Paciente em Unidade de Terapia Intensiva pela UFMG.

Tawany Vasconcelos

FMUFMG

Graduanda de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como voluntária do Programa de Extensão em Museu de Anatomia Humana (MUAH) na Universidade Federal de Sergipe e atualmente é voluntária do Projeto de Extensão AITI do HC-UFMG.

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30130-100

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram - Black Circle