Quem Somos

Nosso Projeto

Projeto de Extensão da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFMG, que apresenta como objetivo construir e divulgar material com base nas melhores evidências científicas para o cuidado com o paciente gravemente enfermo infectado pelo COVID-19.

Coordenadores

Profª Drª Andreza Werli-Alvarenga

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da UFMG (EE/UFMG). Titulada em Terapia Intensiva Adulto pela pela AMIB/ABENTI. Mestre e Doutora em Saúde e Enfermagem pela EE/UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da EEUFMG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Assistência ao Paciente Criticamente Enfermo (NEPACE) e coordenadora do Projeto de Extensão SPUTI (Segurança do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva) do HCUFMG. Tem Experiência Clínica e Gerencial em Terapia Intensiva de adultos, Processo de Enfermagem, Segurança do Paciente e Pesquisa Clínica.

Prof Dr Fernando Antônio Botoni

Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pelo Imperial College London - United Kingdom, Pós-Doutorado no MAX-delbrück-centrum für Molekulare Medizin‎, MDC, Berlin, Alemanha na área de Cardiologia. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Terapia Intensiva e Cardiologia atuando, principalmente, nos seguintes temas: medicina intensiva, medicina de urgência, miocardiopatia relacionada a sepse, cardiomiopatias e insuficiência cardíaca de origem chagásica e não chagásica.

Profª Drª Carolina Coimbra Marinho

Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com residência em Clínica Médica pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Hospital João XXIII, e em Terapia Intensiva pelo Hospital Luxemburgo. Mestrado e Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina UFMG no Estágio em Enfermaria de Clínica Médica, Preceptora da Residência de Clínica Médica no HC/UFMG e coordenadora médica do Serviço de clínica Médica Hospitalar do Hospital das Clínicas/UFMG. Tem experiência clínica na área de Clínica Médica e Medicina Intensiva. 

Consultores

Profª Drª Adriana Cristina de Oliveira

Enfermeira. Mestre pela UFMG, Doutora pela USP e Pós-doutorado pela New York University. Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação. Membro do Comitê de Assessoramento da Área da Enfermagem no Julgamento do Edital 06/2019 - Produtividade em Pesquisa - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 2019. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Boas Práticas de Processamento de Produtos para a Saúde - Revisão da RE 2606/2006 e RDC nº 15/2012 da Gerência de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde - GRECS na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA - 2018-atual) e da Comissão Nacional de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - CNCIRAS da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS-ANVISA-2012 - atual. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq).

EEUFMG
Prof Dr Alexandre Biasi Cavalcanti

Superintendente de Pesquisa HCor

UTI - HCor

UTI Queimados – HCFMUSP

Coordenador da BRICNet

Vice-Presidente ILAS

HCor
Prof Dr Jorge Ibrain Figueira Salluh

Pesquisador instituto D'OR de pesquisa e ensino 
Programa de pós-graduação UFRJ 
Pesquisador I B CNPq
JCNE-FAPERJ
Epimed Solutions

IDOR
Prof Dr Unaí
Tupinambás

Médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerai, mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical - pela Faculdade de Medicina UFMG. Professor da Faculdade de Medicina da UFMG. Assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Lider grupo de pesquisa CNPq (HIV/Aids). Atualmente conduzindo estudo para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV.

FMUFMG

Co-coordenadores

Participantes

Alunos

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30130-100

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram - Black Circle