Saudar-te: saúde e arte em tempos de COVID-19 

É nosso objetivo  oferecer expressões artísticas variadas a fim de promover esperança e conforto aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

saudar-te (5).jpg

A arte nos rodeia em diferentes formatos, cores, sons... histórias.

Quando apreciamos um quadro, ali percebemos narrativas. Se vemos uma peça de teatro, há algo sendo contado.  Quantas histórias vemos em fotografias! As artes são grandes contadoras de histórias, assim como cada um/a de nós. 


O escritor Kazuo Ishiguro,  em seu discurso ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 2017, disse:


"Histórias podem entreter, algumas vezes ensinar ou defender um argumento. Contudo, para mim, a coisa mais importante é que elas comunicam sentimentos. Elas alcançam o que compartilhamos como seres humanos,  atravessando nossas fronteiras e divisas." (tradução nossa).

ProfªJuliana Borges

COORDENADORA DA AÇÃO

DE EXTENSÃO  

Juliana Borges Oliveira de Morais

Licenciada em Letras (inglês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e bacharel em Medicina Veterinária pela mesma universidade (1999). Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa, UFMG (2010).  Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, UFMG (2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ, nas áreas de teoria da literatura e literaturas em língua inglesa.  É pesquisadora do grupo Mulheres em Letras (UFMG), Mulheres e Ficção, (UFV)  e do Núcleo de Estudos em Literaturas de Língua Inglesa (UFMG).  Áreas de pesquisa: literaturas escritas por mulheres, literaturas de expressão inglesa, literaturas contemporâneas da diáspora. 
Departamento de Letras, Artes e Cultura - UFSJ
jubmorais@gmail.com  |  jubmorais@ufsj.edu.br

UFSJ

ProfªAline Arruda

PROFESSORA

Aline Alves Arruda

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG). É Doutora em Literatura Brasileira pela UFMG e Mestre em Teoria da Literatura pela mesma universidade. Graduou-se em Letras na Universidade Federal de Viçosa (UFV).  É membro do grupo de pesquisa Mulheres em Letras (UFMG) e  Mulheres e Ficção, (UFV.). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura, atuando principalmente nos seguintes temas:  literatura de autoria feminina e literatura afro-brasileira. 
IFMG, Campus Betim
profalinearruda@gmail.com

IFMG

Cláudio Lemos

MÉDICO

Cláudio Luiz Lemos de Morais

Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Residência em Clínica Médica pela Fundação das Pioneiras Sociais BH  - Rede Sarah Kubitschek (1992) e em Pneumologia pela FHEMIG - Hospital Júlia Kubitschek (1995). Título de especialista em Medicina Intensiva pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), em 1998.  Desde 2008 é médico  intensivista do Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte. Atende também nas áreas de clínica médica e pneumologia em consultório.
cllmorais@gmail.com

HRTN

Thaís da Silveira

ALUNA

Thaís da Silveira Generoso

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, faz Iniciação Científica na área de Literatura Inglesa, Estudos pós-coloniais e Crítica Feminista e é vice-presidente do Diretório Acadêmio dos cursos de Letras.

UFSJ

#SaudarTeSaúdeEArteUFMG
Arte de Anna Cunha.

Em suma,
queremos, com esta ação, saudar-te, profissional da saúde.  
Queremos saudar-te com arte, desejo de saúde e imensa gratidão.